4. O HORMÔNIO MAGALI Grelina
Ela é produzida no estômago e é o principal hormônio responsável por nosfazer comer duas ceias de Natal quando estamos famintos. Os níveis degrelina disparam próximo da hora das refeições e diminuem depois quecomemos. Um estudo realizado pela Universidade do Texas, nos EstadosUnidos, descobriu que o stress crônico aumenta os níveis de grelina.Portanto, quando estiver naqueles dias em que seu chefe pega no seu pé ereclama de tudo, é a grelina a responsável por fazer você atacar no meioda tarde as minibombas de chocolate recheadas da lanchonete da empresa.
O QUE COMER
Vários alimentos afetam a produção de grelina e outros hormôniosrelacionados com a saciedade. Para mantê-la sob controle, a nutricionistaPriscila Machado orienta não deixar de fora algum dos grupos alimentaresem qualquer refeição. “A grelina é influenciada pelo equilíbrio entre ainsulina e o glucagon. Comer de 3 em 3 horas e fazer uma distribuiçãoproporcional de 40% de carboidrato, 30% de proteína e 30% de gordura(monoinsaturada) na sua dieta ajuda a manter sob controle os hormônios desaciedade.”
O QUE FAZER
Um estudo recente da universidade britânica Loughborough descobriu que 1hora de exercício aeróbico diminui significativamente os níveis de grelinae, consequentemente, o apetite — tanto durante o treino como pelo menosuma hora depois. Portanto, quando bater aquela fome duas horas depois doalmoço de domingo caprichado com os amigos, mova-se — mas para longe dageladeira , assim você vai conseguir chegar ao jantar sem ficar beliscandobobagens (lanchinhos saudáveis estão permitidos).
Nenhum comentário:
Postar um comentário