segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Os 7 hormônios principais da perda de peso

Os 7 hormônios principais da perda de peso( Fonte: WomensHealth.com.br)Sabia que há uma profusão de hormônios que não sóinfluenciam o que você põe no prato como também podem ajudar a desgrudar agordura da sua cintura? Diferentes tipos controlam tudo no seu metabolismo— o que não quer dizer que você seja vítima da biologia. Os níveis de cadamensagem química não são definitivos. Se você entender como elesfuncionam, pode fazê-los trabalhar a seu favor


1. O MEDIDOR DE COMBUSTÍVEL : LEPTINA
A leptina é um hormônio secretado pelo tecido adiposo que informa océrebro como anda o seu estoque de gordura corporal. Uma das hipótesesestudadas pela ciência é que a leptina criaria um “ponto de referência”usado para manter o seu peso, o que explicaria por que alguns indivíduosganham novamente os quilos perdidos no passado. Ou seja, você sonha empesar 54 kg, mas, sempre que chega lá, seu corpo vai fazer de tudo paravoltar aos 60 kg na balança ao menor descuido. A leptina tem sidoconsiderada a responsável por regular essa “marcação”, estimulando oapetite quando você elimina gordura. Se o estoque anda cheio e excede esseponto, o hormônio é produzido para suprimir o apetite. Mas há um furonessa estratégia: quanto mais pesada a pessoa estiver, menos sensível elaserá aos sinais da leptina de que “estou cheio”. Um estudo do CentroMédico da Universidade Columbia, nos EUA, achou níveis de leptinadecrescentes em pessoas gordas que estão perdendo peso. Essa diminuiçãoparece causar um aumento da atividade de áreas do cérebro responsáveispela atração visual da comida. Ou seja, à medida que você perde peso,aquela coxinha engordurada começa a parecer mais saborosa — o que explicapor que as pessoas voltam a comer tanto.


O QUE FAZER
Se você está tentando emagrecer, experimente fazer por etapas, a um ritmode cerca de no máximo 2 kg por mês. “É como um elástico. Se puxá-lorepentinamente, ele volta rapidamente ao ponto original. Se puxá-lodevagar e o mantiver assim por algum tempo, a distensão tornará o seuretorno menor. Uma das teorias é que, ao perder alguns quilos de formamais lenta, o nível de leptina se mantém tão elevado quanto possível e,assim, o emagrecimento se torna mais eficaz”, explica o professor deendocrinologia da Faculdade de Medicina da PUC-RS Giuseppe Repetto. Ouseja, no final, perder peso de forma lenta é hoje a forma mais rápida deemagrecer e de se manter no peso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário