segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Os 7 hormonios principais da perda de gordura III

3. O BALEIRO: GLUCAGON
A função dele é elevar o nível de açúcar no sangue quando ele está baixo.Você sabe que o seu corpo estoca o excesso de calorias na forma degordura, como se isso fosse um pacote de emergência de pirulitos casoestivesse presa em uma caverna na neve ou no meio da Floresta Amazônica. Édifícil eliminar os pirulitos (a reserva de gordura) porque, quando ocorpo se exercita, ele usa primeiro a glicose (açúcar) no sangue comofonte de energia antes de queimar a gordura armazenada. Mas, quando vocêconsegue acabar com a glicose no sangue, o hormônio “baleiro”, o glucagon,libera a gordura que alimenta os seus pneus, transformando-a em glicosepara ser usada como energia.
O QUE FAZER
A nutricionista Priscila Machado diz que uma das melhores formas deexplorar o poder queimador do glucagon é se exercitar logo cedo, quando hámenos glicose no sangue. “Você não queimará mais calorias no total, masirá queimar uma porcentagem maior de gordura, usada como energia, do quese fizesse o mesmo exercício depois do café da manhã”, afirma. A ressalva,porém, é que o exercício seja sempre em uma intensidade leve, nuncaultrapassando 65% da frequência cardíaca máxima. “Acima disso, a captaçãode gordura não conseguirá suprir o corpo de energia com a velocidadenecessária e o indivíduo sofrerá uma hipoglicemia e degradação muscular. Éinteressante treinar com o monitor cardíaco para vigiar esse limite”,orienta a nutricionista, que também desaconselha esse treino mais de duasvezes por semana.
Michele Bridges, treinadora do reality show The Biggest Loser, sucesso naTV americana, também indica o treinamento de estômago quase vazio. “Se eufor comer algo antes do treino, opto por algo leve, com pouca gordura enão ácido. Ovos e suco de laranja, portanto, estão fora. Prefiro algumcarboidrato de fácil digestão, como uma banana pequena”, afirma. Issotambém não deve ser feito com frequência, ok?

Nenhum comentário:

Postar um comentário