Antienvelhecimento é vendido sem nenhum tipo de comprovação.
Substância é encontrada em cascas de laranja e no vinho tinto.Desde que cientistas descobriram, em 2003, que o resveratrol – composto químico encontrado em cascas de laranja e no vinho tinto – pode estar ligado a uma vida mais longa, empresas de suplementos alimentares tentaram lucrar com isso. Após o resveratrol receber atenção dos programas norte-americanos “60 Minutes” e “The Oprah Winfrey Show”, a internet ficou repleta de sites com declarações de saúde não-provadas e falsos testemunhos de celebridades sobre pílulas antienvelhecimento e de perda de peso produzidas a partir do resveratrol.Em resposta ao uso impróprio de seus nomes, Winfrey e seu convidado usual, o Dr. Mehmet Oz, juntamente a Barbara Walters e o Dr. David Sinclair, o cientista de Harvard a quem é atribuída a descoberta dos efeitos antienvelhecimento do composto químico, denunciaram publicamente esses sites e disseram não apoiar quaisquer produtos do químico.Entre os que ficaram mais nervosos com a propaganda enganosa está Bill Sardi, que fundou em 2006 a empresa de suplementos alimentares Resveratrol Partners, e não foi beneficiado por toda a atenção da mídia, segundo ele, por respeitar as regras. “Nunca imaginei um dia acordar e ter centenas de concorrentes, todos eles blogueiros, sem a menor idéia do certo e do errado”, disse.Seu produto, chamado Longevinex, não pode competir com empresas fazendo “afirmações bizarras”, oferecendo amostras grátis e usando um exército de bloggers para aperfeiçoar sua colocação no sistema de buscas do Google, disse ele.Geralmente, o resveratrol é vendido em cápsulas que contêm extratos de vinho tinto e da planta Polygonum, um vegetal encontrado na China, embora a idéia do resveratrol prolongar a vida seja baseada em experimentos com animais – não necessariamente produzem resultados equivalentes em humanos. Além disso, ninguém sabe exatamente quanto do composto deve ser consumido.Essa incerteza não aparece em sites vendendo produtos que promovem seus poderes antienvelhecimento e de perda de peso, muitas vezes com o testemunho pessoal de um blogger. Esses sites eventualmente levam os leitores a páginas, como o www.resveratrolstudies.net, que exibem os logotipos da CBS, ABC, Oprah, e uma foto do Dr. Oz inserida no banner superior.Outro site, o www.dr-sinclair-resveratrol.com, traz uma foto de Sinclair ao lado do que parece ser sua aprovação. Somente clicando no pequeno botão “terms”, no canto inferior, é que se percebe a não filiação do especialista ao site.ReprovadoAs duas páginas são produtos da empresa FWM Laboratories Inc., com base em Hollywood, na Florida. Consumidores registraram mais de 3 mil queixas sobre a empresa de suplementos na agência Better Business Bureau of Southeast Florida. O grupo supervisor de empresas deu à FWM Laboratories sua classificação mais baixa, um F, por falhar em responder a reclamações e conduzir propagandas “revoltantemente enganosas”, além de práticas comerciais fraudulentas. Brian Weiss, um vice-presidente da FWM Laboratories, negou-se a dar entrevistas.A agência Food and Drug Administration (FDA), responsável pela regulamentação de alimentos e remédios nos EUA, não exige que suplementos alimentares passem pelas mesmas revisões de qualidade, segurança e efetividade que medicamentos prescritos ou vendidos no balcão.Desde 2007, a FDA emitiu duas cartas de aviso a duas empresas responsáveis pela venda de produtos resveratrol. O aviso era para que parassem de realizar afirmações falsas, como dizer que seus produtos curariam o câncer. A Comissão Federal de Comércio não faz comentários sobre reclamações recebidas sobre alguma empresa, ou se uma empresa está sob investigação, segundo a porta-voz Elizabeth Lordan. Até agora, a agência regulamentadora não denunciou nenhuma empresa por propaganda enganosa de produtos resveratrol, disse Lordan.
Fonte: G1
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